Image and video hosting by TinyPic

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

  DEFINIÇÃO DAS  TRÊS  PESSOAS  DA   PARÁBOLA DO  BOM SAMARITANO


Jesus ensinando a  respeito da  compaixão  .
Fariseus (do hebreu, Pharash , quer dizer divisão separação )
SACERDOTES:
Ministro da Bíblia, investido de autoridade. A função essencial de seu cargo era a de mediador entre Deus e os homens. As obrigações em geral eram ministrar no santuário, diante do Senhor ensinar o povo a guardar a Lei de Deus e tomar conhecimento da Lei Divina consultando o Urim e o Thumim


LEVITA:
O nome levitas também veio a ser aplicado aos homens que ajudavam os sacerdotes nos serviços do tabernáculo e, mais tarde, no templo construído por Salomão.
Os levitas tinham a função do sacerdócio dada por Deus a eles [para Arão e seus filhos]. Executavam o louvor, sendo cantores e instrumentistas [isso foi no tempo do rei Davi].
Faziam a arrumação e manutenção do tabernáculo e do templo. Atuavam como guardas, porteiros, padeiros, enfim, tudo que era relacionado ao que era realizado no tabernáculo ou no templo era de responsabilidade dos levitas. Era proibido que alguém de outra tribo fizesse este trabalho, pois era designado por Deus aos levitas.

SAMARITANO :
Os Samaritanos haviam ‘aprendido’ a adorar a Deus. Em II Rs 17:24-41 podemos ver a origem disso tudo. Quando Samaria foi tomada e povoada, os novos habitantes sofreram ataques de leões e muitos morreram. Mandaram então, um sacerdote que havia sido levado prisioneiro retornar e viver ali para ensinar eles a adorarem a Deus.
Eles aprenderam a adorar a Deus?
Aprenderam a ser religiosos. Adoravam a Deus, mas não CONHECIAM o Deus que estavam adorando. Não adoravam em espírito e em verdade.
Adoravam ao Senhor, mas também prestavam culto aos seus próprios deuses, conforme os costumes das nações de onde haviam sido trazidos. II Rs 17:33
Após a morte de Salomão, porém, houve uma ruptura, e Israel se dividiu: 2 das 12 tribos formaram o reino do sul, também chamado de Judá, cuja capital instituída foi Jerusalém.
 As 10 tribos restantes formaram o reino do norte, também chamado de Israel, cuja capital instituída foi Samaria.
Os samaritanos são os habitantes da região de Samaria e descendentes dessas dez tribos. Sempre houve uma rivalidade muito grande entre esses dois reinos (Israel e Judá). Fato que fez com que as tribos que habitavam a região de Samaria se fechassem cada vez mais e cortassem relações com o restante do povo. O tempo foi decorrendo e as relações não melhoraram. Os samaritanos (habitantes da região de Samaria) criaram sua própria religião e costumes e, pouco a pouco, foram excluindo-se da cultura judaica, formando a sua própria.
Mestres da lei  eram os  teólogos, que  entendiam  da  Lei  da  letra  , mas   não do  espirito
Ele quis O escriba esperava que Jesus falasse algo que expressasse alguma idéia que viesse a discordar das tradições judaicas e lhe oferecesse ocasião para o acusar  colocar   Jesus  a prova (má intenção com  Jesus ). O     mestre da lei  então pede a JESUS  o que  fazer para  herdar a  vida eterna
Jesus     mostra para  ele na Lei como estás escrito..  ele então  lê  , e Jesus  diz  fazei  isso   e viverei.
E eis que se levantou um certo doutor da lei, tentando-o, e dizendo: Mestre, que farei para herdar a vida eterna? Lucas 10:25
E ele lhe disse: Que está escrito na lei? Como lês? Lucas 10:26
E, respondendo ele, disse: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo. Lucas 10:27
E disse-lhe: Respondeste bem; faze isso, e viverás. Lucas 10:28
Posso entender aqui nessa    frase   , que  Jesus  estava  exortando  a ele praticar  essa  palavra , e não  somente ler  ela  varias  x ao dia  como uma  oração  repetida.
Entendiam da lei    seguiam  a risca  mas não amavam .
No caminho  de  Jerusalém  a   Jericó   o homem  foi    vítima  de  salteadores , roubado,   ficou muito  ferido  ,   caído ao  chão  ,   quase  morto.
Quem sai de  Jerusalém pode sofrer   grandes   quedas   , sofrer  danos , quem   vai  para   fora  de  Jerusalém,  corre o risco  de ser  roubado  ,    machucado  ,     e  quase     tem morte .
Quem sai  de  Jerusalém   pode  ficar  esperando socorro  e  não vir  daqueles  que se esperam ..
Hoje em  dia   tem muitos   também   feridos dentro  de Jerusalém, esperando por  um  sacerdote  e um  levita  , ou mesmo um samaritano  para  o socorrer . O sacerdote descia  e    passa de largo desse homem ,  ele   negligenciou  o seu  chamado , não se comove , não produz nem uma  reação  vendo o homem  no chão  ferido .
O levita  também      executava    função  na  casa de Deus   , mas  descia de  Jerusalém  e  então passa de  largo  também  ,não demostrou  amor para com o próximo .
O samaritano  estava  seguindo o seu  caminho  e passou perto  do  homem , a primeira  atitude  que  vemos   desse  homem , foi a compaixão .
Sabemos que   a compaixão   é  o ato de  comover  e  se  por  no lugar do outro , e esse samaritano   teve uma  surpreendente   reação , ele  se compadeceu dele .    Compaixão exige atitudes  , e esse   homem  samaritano  teve  atitude  para  com esse homem.
Jesus é  um exemplo de   compaixão para  nós , ele  se  compadecia  do povo ,  curava  , expulsava  demônios  e  alimentou  multidão .
Os princípios   da  compaixão
A compaixão atenta  para    a necessidade e  para  a aflição,   Jesus  ensina  a olhar  para  as  aflições   do  próximos  ,  que possamos  aprender  ser uma  Igreja  cheia de compaixão  para com o próximo.
A compaixão  não   enxerga  as   circunstâncias  não vê barreiras, ela age.  Assim será com nós  se   olharmos   para  as  dificuldades   não  conseguiremos  executar  as atitudes.
A compaixão não  negligência  ,ela   tem atitudes .
A compaixão provoca  o  milagre , sempre  que nos  colocamos na posição , o milagre    acontece  sempre Reagimos ,   produzimos  uma  atitude  e  JESUS  faz  o milagre
Através das nossas  vidas nas  mãos  de Deus  ,  fazendo a nossa parte  , Deus  irá  se manifestar .
A compaixão   faz  a diferença!

Pastora Lia Mara

Nenhum comentário:

Postar um comentário